Visão da fonte perto da Biblioteca

Visão da fonte perto da Biblioteca

Depois de quase 4 meses de vivência em Victoria, finalmente comecei o curso de graduação em Engenharia de Computação na UVic (University of Victoria). Assim que cheguei aqui em Setembro de 2012 eu comecei o curso de inglês preparativo que teve a duração de 3 meses. O curso foi realizado no ELC (English Language Centre) da UVic e foi focado no inglês acadêmico, imprescindível para mim e vários outros estudantes que vieram pelo mesmo programa (Ciência Sem Fronteiras). Tivemos muitas atividades extra-curriculares fornecidas pelo próprio curso que envolviam café sociais todas as sexta-feiras, passeios pela cidade, eventos de Halloween, práticas de esportes como futebol, basquete, tenis, etc…

Prédio do ELC

Prédio do ELC

Passado o curso, exatamente no dia 3 de Janeiro de 2013, as aulas começaram. Estou cursando as seguintes disciplinas:

  • Sistemas de Computadores de Tempo Real;
  • Aplicação de Software com Mecatrônica;
  • Biosensores e Instrumentação Eletrônica;
  • Uma disciplina obrigatória para o estágio.

Tentei cursar disciplinas que possuem máxima equivalência com as que eu possuo na grade curricular do meu curso na Univasf para facilitar o processo de dispensa. Bem, as duas primeiras possuem projetos bem interessantes a serem desenvolvidos e alguns laboratórios. Sistemas de tempo real abrange questões de escalonamento de tarefas e programar de tal modo que as tarefas a serem realizadas cumpram um determinado período de tempo para serem completadas, e para isso algumas técnicas precisam ser aprendidas. A de Mecatrônica é basicamente composta de projetos, teremos que usar conhecimento de programação para sistemas embarcados (microcontroladores), sensores e comunicação para alcançar o objetivo do projeto que será passado pelo professor. Biosensores envolve a parte de sensoriamento e instrumentação aplicados à Biomedicina (uma área nova no Brasil, porém muito promissora). E, por fim, essa 4ª disciplina é basicamente uma preparação para a aplicação em propostas de emprego. Nela serão passadas dicas para melhorar currículo, como se preparar para entrevistas e entender como que funciona o programa de estágios entre a Universidade e as empresas. Ela é obrigatória para todos os estudantes de Engenharia. E ainda temos consultores que podem nos auxiliar na preparação de currículos, etc.

Estou na 2ª semana de estudos e o que tenho a dizer é que há muita a ser aprendida nesse termo e com certeza será uma experiência sensacional e inesquecível!

Prédio de Laboratórios da Engenharia

Prédio de Laboratórios da Engenharia

Creio que esse prédio será visitado com uma maior frequência a partir de agora! Essa foi tirada há mais de 1 mês, muito antes do início do período acadêmico.

Por enquanto é isso, em breve postarei mais alguma coisa contando a experiência!

Um abraço!

Anúncios